
Punção no Joelho: tudo o que você precisa saber sobre indicações, cuidados e a importância de um especialista qualificado para realizar o tratamento.
A punção no joelho é um procedimento médico decorrente da retirada de líquido da articulação do joelho mediante uma agulha fina. Este líquido pode estar presente em casos de inflamações ou lesões no joelho, o que pode originar dores, inchaço e incômodos na movimentação.
Esta técnica é indicada para aliviar os sintomas de vários problemas como artrite, gota, tendinite, bursite e inclusive as lesões derivadas de atividades físicas. Além disso, ela pode auxiliar a diagnosticar a causa da doença, já que o líquido retirado é analisado em laboratório.
O processo é executado em ambiente estéril e com o uso de utensílios descartáveis, assim se evita possíveis infecções. Depois da punção, o paciente precisa evitar a prática de atividades físicas intensas e descansar o joelho por algumas horas. Caso ocorra algum desconforto ou inchaço após a intervenção, é preciso entrar em contato com o médico responsável.
É muito importante estar ciente que a punção no joelho tem que ser feita somente por um profissional qualificado, como um médico ortopedista, pois pode apresentar riscos se não for efetuado direito. Por essa razão é essencial buscar um especialista para avaliar e realizar o tratamento.
Caso você esteja sentindo dor ou tenha um inchaço no joelho, busque ajuda médica. Um profissional preparado será capaz de avaliar o seu quadro e apontar o tratamento mais adequado para o seu caso clínico, garantindo a sua saúde e qualidade de vida.
Comments